domingo, 2 de janeiro de 2011

Os 10 cd's da minha vida: Primeiro



    Chegámos ao primeiro cd. Por ser o primeiro, por levar o ouro, tem de ser realmente especial, misturar a sua importância relativa e a sua qualidade musical. Não precisei de pensar muito para concluir qual seria esse cd.
    Os Queen são uma das bandas mais importantes para a musica dos últimos 50 anos, a voz de Freddie Mercury é distinta de todas as outras, criando com a sua morte um lugar que não poderia ser ocupado por mais ninguém e levando assim à extinção desta maravilhosa banda. Este greatest hits I e II é a colectânea do que de melhor os Queen fizeram, sendo os Queen o que de melhor se fez nos anos 80, indiscutivelmente.
    Não referirei musicas especificas pois todas elas são fabulosas. Durante a minha infância/inicio de adolescência, ouvi estes cd centenas, milhares de vezes. Com o então meu vizinho Michael cantávamos e dançávamos estas musicas sem parar, fazíamos concertos com a aparelhagem dos meus pais, tocávamos todos os instrumentos, vivíamos a musica! A conjugação destes factores faz deste o cd mais importante da minha vida e merecedor vencedor do ouro.

    Obrigado Queen!!

Os 10 cd's da minha vida: Segundo

  
    Comprei este álbum por causa da rádio. Ouvi tantas vezes o single "Stand Inside Your Love" que tive de ir a correr a uma loja de música comprar o cd.
    Ouvi-o tantas vezes que o cd se começou a riscar. Ouvi-o tantas vezes que sabia todas as letras do álbum. Ouvi-o tantas vezes que na disciplina de EV os meus desenhos incluíam sempre o Billy Corgan e/ou companheiros. E ainda hoje não sei dizer se realmente gosto do cd ou não. Tem algumas musicas porreiras, como a musica anteriormente referida, ou "The Everlasting Gaze", mas em geral não sei se acho grande piada ao cd. Na altura era o melhor, porque marcava o inicio da minha adolescência, foi o primeiro cd não de criança (e neste grupo insiro todas as tretas como Spice Girls e assim) que comprei, o primeiro cd que marcava a época rebelde em que queremos libertar-nos dos nossos pais e termos gostos diferentes deles. Este foi o primeiro cd dessa época, sem duvida melhor que os que se seguiram (Eminem está nesse grupo).
    Se gosto ou não do cd, não sei. Ele é estranho, com músicas cheias de energia e com outras mortas. Em que as musicas cheias de energia afinal não têm tanta energia assim, e as mortas são ainda mais mortas do que isso!!! Mas quando o ouço gosto dele. Talvez porque gostei dele quando o comprei, mas não sei se será só isso.
    De resto é um cd importantíssimo para a minha evolução musical, e como tal merece a prata!

Os 10 cd's da minha vida: Terceiro

  
    Após uma longa pausa, volto para a presentar o pódio. Este que leva a medalha de bronze foi um dos cd's da minha infância. Desde os meus 3 anos que o ouvi (ainda em formato de cassete) sempre o adorei. Havia energia (coisa óptima para um miúdo também cheio dela), havia comédia (coisa boa para um apreciador de Quim Barreiros, como sempre fui) e havia asneiras a pontapé (coisa fabulosa para um miúdo que as adorava :p).
    Na altura, quando o meu padrinho me apresentou a tal cassete, considerei que era de tal forma boa a musica que a cassete seria indestrutível!! Mas não era e passei largos anos a cantarolar as musicas sem as poder ouvir. Voltei a ouvir as musicas, agora em formato de cd, há uns 6 anos e descobri que ou eram musicas intemporais, e bastante bem feitas, ou que eu não cresci desde os 3 anos :D.
    Agora, e depois de muitos anos desde a primeira audição, posso dizer que é um conjunto de músicas indubitavelmente fortes. A produção é péssima mas as músicas são fortes. As letras são em geral um pouco ridículas mas as músicas são fortes. Comparando a qualidade musical de Mata-Ratos hoje em dia e na altura, as músicas do "Rock Radioactivo" eram uma treta, mas as músicas são fortes. Em suma, as músicas são fortes!
    Com músicas como "A minha sogra é um boi", "Xavier" e "Eu tenho um pobre", este álbum ficará no meu coração e para todo o sempre!