Este é para mim, de longe, o melhor livro de fantasia que alguma vez li. Apesar de ter sido editado após a morte do seu autor, foi escrito quase integralmente, sob a forma de contos soltos, antes ainda da edição da mui vendida trilogia "Lord of the Rings". Conta a história do mundo bem antes de Sauron se ter apoderado dos anéis, e acaba explicando a situação que levou a este apoderamento.
Tolkien com este livro não nos quis contar uma estória, mas sim a história do mundo criado por ele nas 1ª e 2ª Eras. Conta-nos a história da criação do mundo, os conflitos entre deuses, a queda e exílio dos elfos de Valinor, as guerras intermináveis com Morgoth que se tinha apoderado das muito poderosas e belas jóias dos elfos (Silmarills), entre outras.
É um livro que pode-se tornar massudo para um não amante de fantasia, mas é simplesmente brilhante, como se esperaria do génio deste senhor. Todos os livros de fantasia actuais têm um pouco da inspiração de Tolkien e deste fantástico livro que não se limita a ser um livro de fantasia, faz-nos acreditar e desejar que relata situações que realmente aconteceram num Universo paralelo chamado Eä.
Ainda bem para o mundo da literatura e da fantasia que um dia tenha nascido um senhor, cujas obras são estudadas em literatura inglesa, chamado J.R.R. Tolkien.
Sem comentários:
Enviar um comentário