sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Os 10 cd's da minha vida: Sétimo


       Burzum - Filosofem

   Ok não devo falar deste cd sem falar do génio que está por detrás dele. Burzum é uma "One Man's Band" de Varg Vikernes, uma das personalidades mais importantes do Black Metal. É também provavelmente a figura mais controversa do movimento. Desde os incêndios que provocou em igrejas na Noruega, sua terra natal, e do assassinato de Euronymous (Mayhem) em 1993, passando à sua defesa do Odinismo, que, havendo pessoas que o conhecem, ou o amam ou o detestam. Independentemente de qual dos lados se escolhe, nenhum apreciador de Black Metal pode passar ao lado da importância de tudo o que fez musicalmente.
    Com um passado destes Varg tem tudo o que é necessário para ser grande no seu estilo musical. Além disso tem a personalidade correcta: é misantropo, gostando mais de provocar ódio com as suas opiniões do que o que seria social e politicamente correcto. Eu sinceramente gosto dele, pela sua forma de estar na vida, de exprimir as suas opiniões, como diriam os Darkthrone "Fuck off and Die". A sua música reflecte então a sua personalidade. 
    Este álbum foi importantíssimo para este sub-género musical, tendo dado origem ao som hoje conhecido como Post-Black Metal. Inúmeras bandas pegaram na sonoridade deste Filosofem e reproduziram-na até à exaustão. As suas guitarras arrastadas funcionam como uma barreira, estando presentes ao longo de todas as musicas. A voz é totalmente inconfundível.
   Este álbum introduziu-me a um tipo de Black Metal diferente do que estava habituado e andei durante  bastante tempo a ouvi-lo assim como a outras bandas que pouco mais que uma cópia eram. E ainda hoje é um dos meus álbuns favoritos na minha pequena colecção. 
   É um álbum de total culto.

Sem comentários:

Enviar um comentário